Responsabilidade social das empresas: o que você precisa saber

Você já pensou que existem cuidados essenciais à sua empresa que não estão previstos em lei diretamente? Hoje gostaríamos de falar sobre a “responsabilidade social das empresas” que consiste na prática de ações sociais e ambientais, posturas e comportamentos internos com os colaboradores e externos com o ambiente em que a empresa se coloca. A necessidade de uma empresa ser socialmente responsável não está prevista em lei, porém, se torna um diferencial de mercado.

Os diferenciais podem se dar de diversas formas: seja na hora de um empregado se habilitar para uma vaga de emprego (vai escolher uma empresa que tenha valores parecidos com os seus), ou na hora da venda do produto ou serviço (o cliente está cada vez mais responsável, optando por empresas conscientes socialmente).

Para ilustrar essa situação, mencionamos uma notícia veiculada essa semana referente a uma determinação da Justiça do Trabalho do Rio para que o Supermercado “Atacadão”, do grupo Carrefour, tenha que punir funcionário que praticar crime de racismo. A determinação ocasionou a criação pelo Carrefour do Comitê Externo sobre Diversidade e Inclusão – para além da atual necessidade de punição.

Ou seja, posicionar sua empresa no mercado de trabalho de forma socialmente responsável, demonstra comprometimento com seus clientes e colaboradores, e também um diferencial no mercado.

Leia mais sobre o assunto nesta matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.